Curvatura na coluna vertebral
A coluna vertebral possui três tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose. A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é normal nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas. A escoliose é sempre uma curva anormal.
Escoliose
A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral). Esse tipo de curva aparece no plano coronal, isso é, aparece quando olhamos a pessoa ou de frente ou de costas, diferentemente da lordose e cifose, que são vistas quando olhamos a pessoa de lado. A escoliose é muito mais frequente em meninas do que em meninos (cerca de seis vezes). Ela não possui origem conhecida, mas sabe-se que é devida a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras. É por esse motivo que o diagnóstico é realizado geralmente na adolescência, quando ocorre o período de maior crescimento.
Antigamente, acreditava-se que a escoliose era somente um desvio lateral da coluna, chamada pelos leigos de "coluna torta".
Atualmente, a definição correta é a de que a escoliose, doença, é um desvio tridimensional da coluna vertebral, ou seja, a coluna desvia-se nos três planos do espaço. Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas também para frente ou para trás e em volta de seu próprio eixo.
A curvatura lateral (escoliose) diminui a capacidade da coluna vertebral de sustentar o peso corporal, distorce as cavidades corporais, aglomera os órgãos fora do lugar e, em casos avançados, causa compressão dos nervos espinhais onde eles deixam o canal vertebral.
Nos estágios