Madeira
Materiais e tecnologias
Trabalho de grupo:
Índice
Introdução 3
Estrutura da madeira 4
Tipos de madeira 5
Alguns derivados da madeira 7
Características da madeira 8 Características Físicas 8 Características Químicas 12 Características Mecânicas 13 Outras propriedades 14
Vantagens e desvantagens da aplicação da madeira 16
Introdução
A madeira pode ser considerada, como uma das matérias-primas empregues em maiores campos de aplicação ao longo dos séculos, pelo ser humano. A juntar a esta importante consideração, também se deve mencionar que a madeira é um material, muito sujeito a ataques por agentes de deterioração que danificam e por vezes afectam todas as propriedades que a madeira possa ter.
A grande importância que a madeira tem como matéria-prima, origina e torna necessária a utilização de um tratamento de protecção adequado.
O objectivo do presente trabalho é esclarecer quais as principais características da madeira (físicas, químicas e mecânicas); os principais tipos de madeira, bem como a sua utilização nas mais diversas áreas..
Abordamos temas actuais como os factores de destruição da madeira (incêndios), entre outros, que tanto tem afectado o nosso país nos últimos anos. E falamos ainda das medidas implementadas de modo a que este problema seja minimizado.
Estrutura da madeira
[pic]
Figura 1 – estrutura tronco de madeira
Ao observarmos a extremidade de uma amostra de madeira podemos distinguir dois tecidos bem distintos em termos de cor na maioria das madeiras. A parte central é mais escura do que aquela próxima a casca. A parte mais clara é denominada de borne, enquanto que a parte mais escura de cerne.
O borne e cerne apresentam diferenças na constituição química, permeabilidade, teor de humidade e