Escoliose e seus problemas
Resumo
A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).
A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas.
Palavras chaves: escoliose, tipos de escoliose e exercicios
Introdução
A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral e do tronco.
Hoje é ultrapassado descrevê-la como “um desvio lateral da linha vertical normal da coluna vertebral. escoliose consiste em uma curvatura lateral da coluna vertebral com uma rotação das vértebras dentro da curva", como ainda se lê em muitas fontes sobre o assunto.
A escoliose é uma patologia que apresenta aspectos muito complexos. Por estas razões a definição proposta no Italian National Guidelines é mais completa: “é uma deformidade estrutural complexa da coluna vertebral que liga os três planos espaciais: no plano frontal, ela se manifesta com uma flexão lateral, no sagital com uma mudança nas curvaturas (muitas vezes causando a sua reversão), e no axial com um movimento de rotação”. Escoliose Estrutural e Escoliose Funcional
Escoliose estrutural ou apenas escoliose, deve ser diferenciada da escoliose funcional que é uma curvatura espinhal secundária a causas extra-espinhais conhecidas, como por exemplo: diferença de tamanho em membros inferiores ou assimetria no tônus dos músculos para vertebrais. Essa escoliose funcional é comumente reduzida total ou parcialmente depois que a causa é eliminada, por exemplo, na posição reclinada. A Escoliose Idiopática representa 80% das escolioses estruturais. Esse termo foi introduzido por Kleingberg (1922) e é aplicado a