Deformidades na coluna
A coluna vertebral possui curvaturas fisiológicas: cifoses e lordoses.
Essas curvaturas se formam quando o bebê começa a sustentar a cabeça e a ficar sentado e mais tarde de pé, servem para dissipar forças de compressão e dar mobilidade à coluna vertebral.
As lordoses são curvaturas de movimento e encontram-se na coluna cervical e lombar, áreas que possibilitam maior amplitude de movimento.
As cifoses encontram-se na coluna torácica e sacro (pelve), são curvaturas de proteção e possuem mobilidade reduzida.
Hipercifose
Hipercifose é o aumento da curvatura torácica, que em condições normais pode variar de 20 a 40º, variando de um indivíduo para outro.
Como o corpo humano tem a capacidade de ajustar-se é comum que uma hipercifose apareça junto com uma hiperlordose.
Essa patologia pode ser divididas em 2 grupos: patológico e postural.
O diagnóstico é feito através de exame clinico e exames de imagem.
O tratamento vai depender da etiologia e da condição em que se encontra a deformidade, podendo ser conservador (fisioterapia postural e órtese) e cirúrgico. O tratamento conservador costuma oferecer bons resultados e além da correção deverá despertar no paciente consciência corporal.
Hiperlordose
É o aumento da curvatura lombar (que também pode ocorrer na coluna cervical).
Acomete na sua maioria mulheres e obesos, esta associada a uma anteversão pélvica e um desequilíbrio muscular (fraqueza de glúteos e abdominais e encurtamento dos músculos lombares).
Dentre as causas podemos citar a genética (mais comuns em afro-descendentes) e posturais. É muito comum a mulher apresentar um aumento da lordose lombar durante a gestação, devido as mudanças no seu corpo (peso e centro de gravidade).
O diagnóstico é feito através de avaliação clinica postural e exames de imagem.
O tratamento na grande maioria dos casos é conservador, utilizando fisioterapia postural especializada e reequilibrando a musculatura através de exercícios