Definições Interação Humano-Computador
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
Definições
KÁTIA BATISTA DE LIMA 0030481313020
LIDIA IZUMI YAMAMOTO 0030481313022
RAFAELLA CAPELARI SILVA BARROS 0030481313033
RICARDO HENRIQUE DOS SANTOS 0030481313036
Sorocaba
Fevereiro/2014
SUMÁRIO
1. Introdução
É fato que desenvolver um sistema para solucionar algum problema do mundo real é uma atividade que demanda tempo e especialistas qualificados e treinados para entender o mundo real e modelá-lo para o mundo computacional. Porém, se esse sistema não for capaz de ser aproveitado em sua totalidade por aqueles que irão utilizar o sistema, ou mesmo que esse sistema faça com que os usuários se estressem por não compreender seu funcionamento, atrasando suas atividades, então a proposta do sistema terá fracassado. Afinal, ao se projetar um sistema, busca-se ganhar tempo e reduzir custos na execução de dada tarefa.
Parte do sucesso de um sistema reside então na interface do software. Muito mais do que apenas a parte gráfica do software, a interface é quem estabelece o contato entre o usuário e o computador e precisa, portanto, ser capaz de traduzir bem as interações de ambos os lados, tornando a comunicação – o processamento do sistema propriamente dito – fluida.
Abaixo, apresentaremos as definições de interface fornecidas por vários especialistas da área que vem estudando o comportamento estabelecido pela interação humano-computador, a fim de facilitar a construção de uma interface que possa resultar em um sistema bem-sucedido para o fim ao qual foi desenvolvido.
2. Definição dos Autores para Interação Humano-Computador
2.1 Baranauskas
Primariamente, como já dissemos, se visualiza uma interface como um lugar onde o contato entre duas entidades ocorre (por exemplo, a tela de um computador). O mundo está repleto de exemplos de interfaces: a maçaneta de uma