1808-1822
Nessa época foi estabelecido o bloqueio continental, tentando impedir que qualquer país mantivesse relações comerciais com os ingleses. Nessa época Portugal era governado pelo príncipe D.João, pois sua mãe, a rainha Maria I, sofria de problemas mentais. Como o governo português era aliado da Inglaterra, Dom João viu-se em difícil situação se aderisse ao bloqueio continental .Além disso a independência brasileira foi estimulada e passaram assim a comercializar com o novo Estado. Com todos os conflitos e disputas que surgiam em meio a esse cenário, o príncipe providenciou a transferência da família Real para o Brasil, o que resultou uma série de transformações no cenário político e econômico brasileiro.
A chegada da família Real portuguesa no Brasil marcou intensamente os destinos do Brasil e da Europa, pois pela primeira vez na história, um rei europeu transferia a capital de seu governo para o continente americano. Durante a viagem, após enfrentar uma forte tempestade, os súditos da coroa portuguesa foram separados, sendo assim parte dos viajantes aportaram na Bahia e o restante na cidade do Rio de Janeiro.
Mudanças no Território Brasileiro:
D.João estabeleceu a liberdade de comércio dos portos brasileiros com as embarcações de qualquer parte do mundo. Com isso os grandes proprietários da colônia foram beneficiados, além de possibilitar acesso a grande parte de produtos industrializados, concedendo um visível alargamento dos lucros.No entanto ,esse período Joanino ganhou uma relativa sustentação política.Além dessas medidas, muitas outras foram tomadas, tais como construção de estradas, melhora dos portos (Salvador e Rio de Janeiro),a produção agrícola tornou a crescer,principais produtos foram exportados no início do século, como o açúcar e o algodão,conquistando o primeiro lugar nas exportações brasileiras.
Porém esse período não foi apenas repleto de glórias, pois em Pernambuco foi feita uma revolta em decorrência do aumento nos impostos