O Vendaval
DANUBIO GUILHERME
KELVYN LUIZ WOLFF
GUSTAVO HENRIQUE
2014
TÉCNICO EM MECÂNICA
DANUBIO GUILHERME
KELVYN LUIZ WOLFF
RELATÓRIO DO LIVRO 1822
Trabalho da disciplina de História apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, como parte das exigências para obtenção de nota parcial.
Prof. Gustavo Henrique
RIO VERDE – GO
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O livo 1822 foi um projeto começado com o livro 1808, o livro relata como um homem sábio, uma princesa triste e um homem louco por dinheiro conseguiram ajudar D. Pedro a cria o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado.
O livro conta como foi a Independência do Brasil
1.1 Objetivos Gerais
Sintetizar dois capítulos da obra literária 1822;
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 O Grito
O começo do livro trata-se de relatar como aconteceu antes de D.Pedro, o príncipe regente, dar o grito de independência do Brasil. Ele estava com trajes cobertos de lama, e poeira, e ele estava com um distúrbio intestinal. Meses antes haviam conflitos entre Brasil e Portugal. Antes de zarpar para Lisboa deixou D.Pedro como príncipe regente, depois de D. João partir, as cortes ordenaram o retorno de D. Pedro a Portugal, mas ele decidiu ficar no Brasil as cortes tentavam ridicularizá-lo, chamando-o de “Brasileiro”. A independência ocorreu quando José Bonifácio falou:
-Se vossa alteza não se faz rei do Brasil será prisioneiro das cortes, e talvez, deserdado por elas. Não há outro caminho senão a independência e a separação D. Pedro caminhou alguns passos em silêncio e estacou no meio da estrada dizendo:
-Padre Belchior, eles o querem, eles terão a sua conta. As cortes me perseguem, chamam-me com desprezo de Brasileiro. Pois verão agora quanto vale o Brasileiro. De hoje em diante estão quebradas as nossas relações. Nada mais quero com o governo Português e proclamo o