O Monte dos Vendavais
A autora deste livro foi Emily Brontë que nasceu em Thornton, a 30 de Julho de 1818 e morreu em Haworth, a 19 de Dezembro de 1848.
A história começa em 1801 sob o ponto de vista de Mr. Lockhood, um simples senhor, que se quer afastar da vida agitada da cidade, arrendando uma propriedade chamada a Herdade dos Tordos. Ora, essa herdade é do Sr. Heathcliff, (dono também do Monte dos Vendavais).
A primeira visita de Mr. Lockhood ao Sr. Heathcliff, não corre bem, pois Heathcliff é um homem rude e frio, mas apesar disso, Mr. Lockhood acaba por ser forçado a passar a noite no Monte dos Vendavais, devido a uma terrível tempestade. No quarto que lhe foi destinado encontra livros com algumas notas assinadas por “Catherine Earnshaw”.
Mr. Lockhood acaba por ficar doente, e durante esse tempo é a governanta da Herdade dos Tordos, a Srª. Nelly Dean, que vai cuidar dele, e acaba por começar a contar-lhe a história de Heathcliff e dos outros membros que ela acompanhou toda a sua vida.
Então basicamente o livro é sobre a história da família Earnshaw, focando-se principalmente nos filhos, Hindley e Catherine Earnshaw.
Quando o pai deles, numa viagem, traz Heathcliff para se juntar à família, crescem automaticamente dois sentimentos diferentes: Hindley odeia o Heathcliff, por o achar um "intrometido" e Catherine adora-o quase como a um irmão.
Mais tarde, ela aceita casar com Edgar Linton (filho de uma família nobre das redondezas) em vez de casar com Heathcliff embora continue a admitir que Heathcliff é o seu único e verdadeiro amor. Heathcliff fica furioso e desaparece, voltando seis meses depois, decidido a vingar-se.
Heathcliff aproveita-se do vício do álcool e do jogo de Hindley na tentativa de se apoderar do Monte dos Vendavais, o que acontece quando este