texto
Patrícia Bispo www.rh.com.br Muitas vezes, o baixo desempenho está diretamente relacionado à falta de entrosamento entre os colaboradores. Vários são os fatores que podem levar a essa situação como, por exemplo, falta de motivação, ausência de uma liderança eficaz, programas de qualidade de vida que não se enquadra às necessidades dos profissionais e outro muito comum - as empresas deixam de estimular o espírito de equipe junto aos seus profissionais. Abaixo, algumas sugestões para que sua equipe torne-se mais coesa e apresente uma performance que atenda às expectativas do negócio da organização.
1 - Toda vez que um colaborador novo ingressar na sua equipe, logo no primeiro dia, dedique alguns minutos do expediente para apresentá-lo aos demais colegas e dê boas-vindas. Isso fará com o recém-chegado não se sinta um "peixe fora d'água'.
2 - O líder precisa ficar atento ao comportamento dos seus liderados e analisar como vai o entrosamento entre os membros da equipe. É claro que haverá pessoas que terão uma identificação mais acentuada com algum colega, mas isso não deve influenciar quando as atividades exigir a participação de todos ou de boa parte da equipe.
3 - Lembre que grupo não é sinônimo de pessoas. Contar com um grupo significa que as pessoas ocupam apenas um mesmo espaço físico diariamente. Já em uma equipe é notório o espírito de camaradagem e de sinergia entre os colaboradores.
4 - Promova reuniões periódicas com todos os membros da equipe. Isso significa que cada um tem um papel importante no andamento das atividades: a secretária que atende as ligações e registra os recados; o rapaz que tira cópias de documentos e agiliza o andamento dos trabalhos e os demais profissionais que participam de atividades estratégicas. Todos são importantes!
5 - Na responsabilidade de líder, sempre que chegar aquele momento de dar uma "paradinha" para o famoso cafezinho, aproveite o momento para conversar com quem está ao seu lado.