comida no candomblé
Janaina Couvo Teixeira Maia de Aguiar1
RESUMO
Este artigo apresenta uma análise sobre os mitos dos orixás e sua relação com as comidas que são oferecidas a estas divindades. Pretende-se compreender a importância dos mitos para a estrutura ritualística do candomblé, entendendo que o papel das oferendas é fundamental para que a relação de troca existente entre homens e divindades seja concretizada.
PALAVRAS-CHAVE: mito, comida, orixás, candomblé
ABSTRACT
His paper presents a analysis about the myths of deities and their relationship with the food that are offered to these deities. The aim is the comprehension of the importance of the myths to the ritualistic structure of the candomblé, understanding that the role of the offerings is fundamental so that the exchanging relationship that exist between man and deities can be realized.
PASSWORDS: myth, food, deities, candomblé
INTRODUÇÃO
No universo sagrado do candomblé a comida é um elemento essencial. As determinações do que deve ser oferecido aos Orixás em forma de oferendas está presente em suas histórias míticas, trazendo suas prescrições alimentares e também referências ao que não pode ser oferecido, ou seja, as interdições alimentares. Desta forma, os relatos sobre a história dos Orixás apresentam elementos importantes para a compreensão de toda a estrutura ritualística do candomblé, principalmente no que diz respeito à definição das oferendas. Assim, São os mitos que trazem informações sobre o que deve ser oferecido, o que não pode ser utilizado na preparação das oferendas, ou seja, as interdições, os tabus alimentares, quem pode receber uma oferenda feita com milho branco ou milho amarelo,
1
Mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, é Licenciada e Bacharel em História pela UFS,
Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB, Graduanda em Museologia pela UFS e desenvolve
pesquisas