artigo candombl 1
Larissa Raylane
Luana Freitas Costa
Juazeiro do Norte-Ce
Maio / 2014
"Eu não quero que me tolerem, eu quero que me respeite o direito de ter minha crença”. (Makota Valdin).
RESUMO: Este texto relata a religião candomblé e sua relação com a comida, os alimentos usados em rituais da mesma, com a finalidade de agregar conhecimentos e repassa-los. Nesse sentido descrevem-se todos os relatos adquiridos na pesquisa, entre eles o sacrifício praticado, a festa, a iniciação a fé aos orixás, e principalmente a comensalidade dentro dos terreiros.
____________________________________________________________________________
PALAVRA CHAVE: Nutrição, candomblé, sociologia, antropologia.
1 INTRODUÇÃO
Religião derivado do animismo africano é uma cultura de matriz africana mais praticada, tendo cerca de dois milhões de seguidores em todo o mundo, principalmente no Brasil, tendo como principal características o culto aos orixás e vodus, juntamente como a umbanda, ubatuque, o xangô e tambor de Mina, representam as religiões afro-brasileiras que se baseiam no politeísmo.
O candomblé acredita na pluralidade dos deuses ‘’orixas’’ procura ao máximo cultivar e preservar sua origem africana, é uma religião musical, apresenta comensalidade em relação aos alimentos ofertados aos orixás e culturalmente rica, pois a dança tem papel muito importante nos rituais. O candomblé é uma palavra africana que significa dança; isto é uma dança religiosa na qual se reza para os orixás.
Os candomblecistas diferentemente do cristianismo e do islamismo, por exemplo, que possui princípios e éticos e sanções morais que definem a conduta de seus fieis, dão ênfase