Fichamento Prandi E Motta
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Aluna: Irene Sonegheti Moreira
Disciplina: Mitos, Símbolos e Rituais
Professor: Osvaldo Martins Oliveira
Fichamento dos textos:
1) Deuses africanos no Brasil contemporâneo. (Reginaldo Prandi)
2) Sacrifício, mesa, festa e transe na religião afro-brasileira. (Roberto Motta)
Deuses africanos no Brasil contemporâneo
- Prandi analisa os processos históricos da religião afro-brasileira, afim de enfatizar o crescimento de frequentadores que se sucedeu ao longo do tempo. Nesse sentido, ele descreve oritual de iniciação e o desenvolvimento da ética candomblecista, evidenciando o favorecimento que a religião afro-brasileira possui, dentro de um contexto de urbanização e desencantamento das sociedades atuais.
- A ascenção do Candomblé nos anos 1960 fez com que as dicotomias raciais se dissipassem, representando, assim, uma maior abertura da religião na sua compreensão das dicotomias raciais.
- O Candomblé está incluído no grupo das religiões minoritárias do país. Anteriormente ele se conceituava como religião que se objetiva na conservação do patrimônio cultural africano.
- A religião predominante no Brasil é o catolicismo, sendo que, atualmente, existem as igrejas tradicionais e as renovadas. Logo após o catolicismo, está o protestantismo também predominando em várias versões. Abaixo dessas estão o espiritismo kardecista e as religiões afro-brasileiras.
- As religiões afro-brasileiras são todas caracterizadas por possuir uma grande influência do catolicismo. O culto aos orixás, que são os santos do Candomblé, por exemplo, está diretamente ligado às influências do culto católico por seus santos e suas virgens.
- Foi do Candomblé que a Umbanda retirou as principais características da sua crença, apesar de ser considerada uma religião que não se limita às concepções étnicas.
- A Umbanda é vista como a religião essencialmente brasileira, já que ela surgiu