Ciclo da agua
Referência: MOULY, George. J. Psicologia Educacional. Trad. Dante Moreira Leite. 3ᵃ edição. São Paulo: Pioneira, 1970.
Resumo
A motivação é fundamental para que ocorra a aprendizagem. É ela que impulsiona o indivíduo a agir de determinada maneira, a buscar novos conhecimentos. Portanto a motivação influencia a aprendizagem em sala de aula, bem como o desempenho escolar do aluno. Por essa razão vem se constituindo como objeto de estudo para a psicologia e a educação. Esse trabalho inicia com o conhecimento das teorias focalizando o papel da motivação no processo ensino – aprendizagem, nos mostrando suas diferentes visões, possibilitando assim, ampliar o nosso entendimento sobre o assunto. Também revela que a aprendizagem significativa é fundamental para o processo de motivação em sala de aula Destaca ainda que o professor faz a diferença, sendo um profissional atuante que apresente os conteúdos, utilizando-se dos conhecimentos de seus alunos, proporcionando o prazer e o gosto nas atividades apresentadas atendendo assim, o interesse de sua clientela.
Palavras-chave: Motivação. Aprendizagem. Interesse. Sumário
Introdução
A Motivação é um dos conceitos fundamentais da Psicologia que exerce influência na aprendizagem e conseqüentemente no desempenho escolar dos alunos, por isso o crescente interesse dos profissionais da educação principalmente professores, que visam o crescimento de seus alunos, fazendo-os alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento anual.
Neste trabalho apresentarei a importância da motivação no processo ensino- aprendizagem, sendo possível notar que a motivação predispõe a pessoa a ação desejada, promovendo que ela busque e conquiste o conhecimento.
Sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livro, sem escola e sem uma porção de outros recursos. Mas mesmo que existam todos esses recursos favoráveis, se não houver motivação não haverá aprendizagem.