Interação o Humano Computador: Definições
INTRODUÇÃO 2
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES 3
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
As informações geradas atualmente estão, cada vez mais, sendo armazenadas no formato digital. As vantagens desta forma de armazenamento de informação são muitas, destacando-se, entre elas, a flexibilidade oferecida para a sua recuperação e a possibilidade de armazenamento e veiculação em diferentes tipos de mídias.
Um bom exemplo de vantagem são os livros em formato digital disponibilizados na Internet, conhecidos como e-books, que não necessitam do papel como mídia para sua viabilização. Os e-books chegam a ser vendidos na Internet por 5% do valor de em papel comercializados nas livrarias.
O armazenamento e a manipulação de conteúdos digitais somente são possíveis por meio de máquinas com processadores específicos, sendo a mais conhecida, o computador.
O acesso a essas máquinas e a seus conteúdos digitais não tem acontecido na intensidade que se esperava. A cada evolução da tecnologia digital, um contingente enorme de indivíduos deixa de ter acesso às informações que são armazenadas por meio da nova tecnologia. Estes indivíduos são denominados excluídos da sociedade da informação.
Vários são os fatores que levam tais indivíduos à exclusão digital: sociais, políticos, econômicos, de deficiências físicas ou cognitivas, etc. Além destes, um fator importante, porém menos discutido, na inclusão das pessoas no mundo digital é a facilidade, ou dificuldade, encontrada por elas para a operação das máquinas digitais.
Não existe, entre os desenvolvedores de tecnologia digital, a adequada preocupação com a facilidade operativa de máquinas sofisticadas.
Em época mais recente, uma nova abordagem sobre o problema apresentado foi desta- cada, tornando-se um tema de pesquisa na área da Computação, em crescente desenvolvimento, denominada Interação Humano-Computador (IHC), que aos poucos vem sendo absorvido pelos desenvolvedores de tecnologia digital. A Interação Humano-Computador