interação Humano Computador - Atividade 1
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES
ATIVIDADE 1
Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador
Sorocaba
Agosto/2015
Sumário
1 - Introdução 2
2 - Definiçoes Interação Humano-Computador. 2
2.1 - Rocha e Baranauskas (2003). 3
2.2 - Baecker & Buxton (1990). 3
2.3 - Hartson & Hix (1989). 3
2.4 - Mayhew (1992). 3
2.5 - José Oscar Fontanini de Carvalho (1994). 3
2.6 - Pressman (2006). 3
2.7 - A Association For Computing Machinery. 3
1 - Introdução
2 - Definiçoes Interação Humano-Computador. Interação humano-computador (IHC, também conhecida como interação homem-computador) é o estudo da interação entre pessoas e computadores.
A tecnologia deve ser usada sempre para maximizar nossas habilidades, e o uso de computadores deve ser o mais simples, seguro e agradável possível. Criação de sistemas difíceis de usar pode inviabilizar o sucesso de softwares que poderiam ser bastante úteis. 2.1 - Rocha e Baranauskas (2003).
IHC é a disciplina preocupada com o design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano e com o estudo dos principais fenômenos ao redor deles. 2.2 - Baecker & Buxton (1990).
Interação homem-computador como "o conjunto de processos, diálogos, e ações através dos quais, o usuário humano interage com um computador." 2.3 - Hartson & Hix (1989).
As expressões diálogo homem-computador e interface homem-computador - também conhecida como interface do usuário - são definidas separadamente para denotar, respectivamente, a comunicação entre um usuário humano e um sistema de computador e o meio para tal comunicação. Assim um diálogo é a troca de símbolos e informações (nos dois sentidos), observável entre o homem e o computador, ao passo que uma interface é o apoio de software e de hardware através do qual tal troca de símbolos