Trabalho De Intera O Humano Computador
JOÃO DOS SANTOS ALVES
LUCAS HENRIQUE ANTONELLI FLAQUER
Interação Humano Computador: Definições.
Atividade 1.
Sorocaba 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR O QUE É? 4
3. CONCEITOS DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR 5
4. CONCLUSÃO 6
5. BIBLIOGRAFIA 7
1. INTRODUÇÃO
2. INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR O QUE É?
A IHC (Interação Humano Computador) estuda os fenômenos de comunicação entre pessoas e sistemas computacionais, portanto é o estudo da interação entre pessoas e computadores.
Esta área multidisciplinar envolve várias outras áreas, dentre elas podemos citar: Ciência da Computação, Sociologia, Filosofia, entre outras. Os conhecimentos obtidos por estas ciências são aplicadas, na produção de Interfaces “Amigáveis” (user-friendly), ou seja, se busca “entender” as pessoas da melhor maneira possível, para que a abstração simule de uma maneira mais “perfeita” a realidade. Como as interfaces são a maneira de “comunicação” entre a máquina e o ser humano, elas devem ser trabalhadas para que facilite a utilização pelos homens.
Nesta busca por uma interface Amigável alguns pontos foram classificados como essenciais. Tais pontos são:
Interface “invisível” – Isto representa que ela deve estar organizada de uma maneira que o usuário não a perceba conscientemente, logo, a ferramenta está tão simples e fácil de manusear que é algo intuitivo.
Facilidade de uso e aprendizagem – Não há algo mais traumático que não conseguir utilizar uma ferramenta pela dificuldade de usá-la. Portanto as interfaces devem apresentar uma curva de aprendizagem mais íngreme possível.
Prevenir ou minimizar a taxa de erros do usuário – As interfaces bem elaboradas buscam diminuir a possibilidade de erro do usuário, como já citado elas buscam ser o mais intuitivo possível, evitando desgosto da pessoa que desfruta do sistema.
Citados os tópicos percebe-se que a intensa interação entre sistema e usuário é essencial, pois ela representa como os dados