Definição Lean
Lean Manufacturing é um conceituado sistema de produção, conhecido como produção enxuta ou Sistema Toyota de Produção, que tem como objetivo o aumento da eficiência da produção através da eliminação contínua de desperdícios.
Teve sua origem no Japão após a Segunda Guerra Mundial, na fábrica de automóveis Toyota. Seus criadores foram o engenheiro Taiichi Ohno, o mestre de invenções e fundador Toyoda Sakichi juntamente com seu filho Toyoda Kiichiro.
Atualmente o sistema Toyota vem sido implantado em várias empresas do mundo todo com a proposta de redução ou eliminação de sete tipos de desperdícios: Superprodução, Tempo de Espera, Transporte, Excesso de processamento, Estoque, Movimentação e Defeitos.
A ferramenta inclui processos contínuos de análise (kaizen), produção "pull" ou “puxada” (kanban) e processos à prova de falhas (Poka-Yoke).
Seus pontos-chave são: Qualidade total (Zero Defeito), Eliminação de atividades que não agregam valor (Redução do desperdício e otimização dos recursos) e Flexibilidade.
Podemos dizer que o termo "lean" é basicamente a obteção de materiais corretos, nas quantidades e locais corretos, minimizando assim o desperdício, melhorando a qualidade, tempo e custo de produção.
2) Ferramentas da qualidade: Quais são?
Temos sete ferramentas da qualidade:
Diagrama de Pareto: é um gráfico de barras que visa a priorização dos problemas. Através da ordenação da frequência das ocorrências, é possível identificar as causas ou problemas mais agravantes.
Diagrama de Ishikawa: também conhecido como Diagrama 6M, Espinha-de-peixe ou Diagrama de Causa e Efeito. É utilizado para identificar as possíveis causas de um problema e classifica-las hierarquicamente em seis tipos diferentes: Método, Matéria-prima, Mão de Obra, Meio Ambiente, Máquina e Medidas ou Medição.
Um diagrama bem detalhado, toma a forma de uma espinha de peixe, onde é possível listar as causas mais prováveis e analisa-las.
Histograma: também