LEAN HEALTHCARE
2ª SEMANA DE ENGENHARIA
PALESTRA SOBRE O TEMA: LEAN HEALTHCARE
CAMPINAS – SP
2013
1.Introdução sobre o Lean Healthcare
O Brasil vem assumindo o desafio de ter um sistema universal, público e gratuito de saúde. Para este cenário, exige uma gestão que viabilize mudanças para melhor a saúde. É neste ponto que os conceitos de Lean Healthcare colaboram com a melhora na assistência e nos serviços e diminuição dos gastos considerados desperdícios com saúde no Brasil.
A origem dos conceitos Lean veio da indústria automobilística japonesa, especificamente o Sistema Toyota de Produção, que foi capaz de fornecer mais confiabilidade e qualidade em modelos de gestão que possibilitassem menos gastos e gerassem mais valor para o cliente.
No sistema de saúde, o cliente final é o paciente e é quem deveria definir o valor. Inserir o conhecimento de Lean Healthcare como uma abordagem de gestão inovadora nos hospitais, enfermagens e na saúde no Brasil poderá semear a ideia Lean e, quando implementada, trazer inúmeros benefícios para a saúde do país.
2.Apontamentos relevantes das palestras e/ou debates.
Em um hospital, ou qualquer outro espaço dedicado à saúde, o paciente é o seu cliente e deve ser tratado como tal, tendo sempre toda a atenção merecida.
O Lean Healthcare é um sistema e que permite ser desenvolvido, melhorado e mantido como um processo excelente, tanto na parte cliníca quanto em processos administrativos.
A formúla proposta pelo Lean é que a eliminação do desperdício + o respeito pelas pessoas = Melhoria Contínua.
As barreiras encontradas no Brasil são: Cultura e resistência à mudança; Falta de conscientização; Treinamento / Capacitação inadequada; Disponibilidade de recursos e tempo; Falta de liderança. Para superar essas barreiras estão sendo trabalhados 3 pilares centrais: Apoio oferecido por uma organização Lean bem sucedida, Processos de