DEFINIÇÃO DE ESTADO
A definição de Estado muda decorrente de como se dá a estrutura da sociedade, ou seja, do sistema a qual ela faz parte. No sistema Neoliberal, tem como tema/lema a liberdade e a igualdade, com o objetivo de assegurar a participação popular no âmbito politico, legitimando assim, a democracia. O papel do Estado nesta abordagem se configura em um guardião neutro, é estabelecida uma ‘democracia utilitarista’, ou seja, fornecer bens essenciais, como saúde, educação, entre outros, produzindo o bem-estar social, configurada na falsa impressão de liberdade, pelo individualismo, e pelos provimentos postos pelo mercado estabelecidos pela lei de mercado. A educação, como política pública, neste sistema é uma obrigação do Estado, porém, ela será bem sucedida apenas quando for incorporada as leis do mercado.
“Quando, pois, a política educacional é estudada segundo as categorias analíticas próprias à tradição de pensamento neoliberal, a sua dimensão enquanto política pública – de total responsabilidade do Estado -, é sempre posto em xeque. Neste contexto, os problemas que se identificam como causadores da crise dos sistemas educacionais na atualidade, são vistos como integrantes da própria crise que perpassa a forma de regulação assumida pelo Estado neste século. No extremo, concebe-se que a política educacional, tal como outras políticas sociais, será bem sucedida, na medida em que tenha por orientação principal os ditames e as leis que regem os mercados, o privado. (AZEVEDO, P.17, 1997).
A abordagem Pluralista substitui o conceito de Estado atribuindo sua função ap sistema político, ela se configura em obter informações sobre as necessidades originadas na/da estrutura social, buscando as raízes da desigualdade, desigualdade esta que é minimizada pela educação, oferendo assim, uma escalada econômica e social, nesta perspectiva, reconhece a participação politica do povo, portanto, ele pode eleger quem deterá o poder, e para isso ele deve ser