Considerando a definição de Estado em Max Weber
Os Estados contemporâneos convivem com um dilema entre a manutenção da ordem e a garantia das liberdades individuais. Discuta, considerando os modelos de Estado democrático e autoritário, qual é o papel do Estado na garantia da ordem social e econômica sem ferir liberdades individuais, justiça distributiva e igualdade social. Resposta:
Como exemplo de um estado democrático, podemos citar o Brasil que é um país onde o estado detém o poder de alguma forma, mesmo que não seja de forma eficaz, faz garantir a ordem, mas presenciando os anseios da população em manifestações populares que almejam mudanças nas normas do Estado de governar, acabou resultando em algumas mudanças na forma de gerir alguns anseios que foram apresentados durante essas manifestações. Ocorreu mudanças na forma de transparência e aprovação de algumas leis que realmente leve o país em um futuro melhor. Esse tipo de Estado está mais propicio a realmente se efetivo em longo prazo por que pequenas mudanças podem mudar o mundo e tudo parte de um inicio de consenso e democratização.
Como exemplo de um estado autoritário, podemos citar a Ucrânia que é originalmente foi pertencente a antiga União Soviética, onde na atualidade já divulgou sua tendência de associar a Rússia e não com a União Européia em relações internacionais. Grande parte da população realiza protesto solicitando que a relação internacional deve ser firmada com a União Européia, pois a população anseia voltar para o mesmo tipo de regime que era adotado em sua nação nos tempos de domínio russo. O governo ucraniano por sua vez impõe a força física para minimizar os focos de protesto em seu país. Com esse tipo de Estado a tendência e a migração para um país de disputas políticas constantes entre o governo e a população que almeja os pilares de um Estado democrático.