Seminário TGE - Definição de Estado
Diante de fatos tão relevantes, eu proponho a ideia de trazer pra cá não uma, mais sim várias definições, na tentativa de abrir um leque de idéias e opções que deixem a cargo de vocês a vontade de criar um conceito próprio dentro de cada um e faça refletir sobre o que está sendo falado aqui.
O Estado, é autoritário (direito de mandar e dirigir, de ser ouvido e obedecido) e tem poder (força por meio da qual se obriga alguém a obedecer). Por isso ele é o Estado, tem poder de regular, tem autoridade e soberania dentro do seu território.
O Estado, não é nação. Nação é uma comunidade que partilha uma língua, uma cultura, uma identidade material, uma história comum de luta para sobreviver e se perpetuar, partilhando valores intuitivos e normas não-verbais que resultaram de séculos de identificação e comunhão na luta pela sua preservação. Isso é uma nação, pois não precisa do Estado para existir, não está dependente de qualquer instituição jurídica, é um sentimento natural de identificação histórica. Um bom exemplo é a Bélgica, ela é um Estado e não uma nação, pois sem o estado, ela se dividiria em duas comunidades, como também o Iraque e tantos outros. Por isso, Ranelleti diz que: “Estado é um povo fixado num território e organizado sobre um poder supremo para atuar com ação unitária os seus próprios fins coletivos”.