Definição de coaching
A principal diferença entre o Coaching Pessoal e o Profissional, se baseia na origem da iniciativa em se fazer o processo. Se a iniciativa tiver sido do individuo, o Coaching é Pessoal. Se a contratação tiver sido através da empresa, onde ela detectou a necessidade e propôs a realização do Coaching, este então será Profissional. Quem define o objetivo, o foco a ser trabalhado é quem contratou. No pessoal você mesmo define o objetivo. No profissional cabe à empresa decidir.
O coaching às vezes pode ser confundido como treinamento, consultoria ou terapia, mas não é nenhuma delas. Em se tratando da Terapia, a principal diferença é que nesta se busca respostas dos porquês, analisando o passado para entender situações atuais e propor mudanças. Já o Coaching vai além da terapia, porque o mérito pelos resultados é do cliente que tem autonomia, neste trabalha-se as perguntas, porque as respostas estão no cliente.
O Coaching não é uma profissão regulamentada. O Coach, o profissional que realiza o processo junto ao cliente, pode ter qualquer formação de profissão base e através de escolas especificas se formar para desenvolver o Coaching.