Professor
1- Empowerment
1.1 - Introdução ao Empowerment
1.2 - Os pilares do Empowerment – Definição
1.3 - Empowerment e seus resultados
2- Mentoring
2.1 - Definição
2.2 - Diferença entre Mentoring e Coaching
2.3 - Mentor
2.4 - Benefícios do Mentoring
3 - Coaching
3.1 - Definição
3.2 - O Coach
3.3 - Os tipos de Coaching
3.4 - Os resultados do Coaching
Introduçao ao Empowerment
O que é Empowerment:
Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.
O objetivo da delegação de poderes é ter trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa. Ao sentirem que possuem mais responsabilidades, procuram soluções e tornam-se mais criativos porque sentem que estão contribuindo para o rumo da empresa, e que pertencem de fato à organização. Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.
A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões, que a torna lenta e burocrática.
Com esta atitude a empresa descentraliza suas decisões e estabelece um estilo de gestão extremamente mais participativa.
A autoconfiança, cooperação e proatividade do trabalhador também são estimuladas. O entusiasmo para desenvolver o trabalho aumenta porque a chefia é vista de forma diferente, aberta a sugestões, mas sem descurar das suas próprias responsabilidades, porque continua a desempenhar o