Definindo metas financeiras - informações financeiras como um guia para o sucesso
Este módulo irá apresentar os aspectos financeiros que o empreendedor deve considerar enquanto estiver avaliando seu conceito de negócio: custos iniciais, rentabilidade e fluxo de caixa.
Até o presente momento você trabalhou para entender se o seu conceito de negócio é adequado à sua visão pessoal e como ela atende a uma necessidade de mercado.
Um dos pontos básicos para verificar a viabilidade do projeto é a capacidade do negócio ser lucrativo e corresponder às suas metas financeiras pessoais.
Você precisa ter clara a resposta de três questões para testar a viabilidade de seu negócio: * Meu negócio responde à minha visão pessoal? * Meu negócio atende a uma necessidade evidente do mercado? * Meu negócio será lucrativo?
O negócio precisa ser lucrativo o suficiente para cobrir as próprias despesas e ainda assim remunerar o empreendedor. Para tal levantamento, o empreendedor precisa estar familiarizado com algumas noções básicas da linguagem financeira. * Quanto você ganharia investindo seu dinheiro ao invés de iniciar um negócio? * Qual salário você ganharia trabalhando para outra pessoa? * Se a soma das duas respostas acima (investimento + emprego) for maior do que você espera ganhar com seu conceito de negócio, você deveria reconsiderá-lo.
Custos iniciais (ex. restaurante pag. 123)
Identificar os custos iniciais de um empreendimento ajuda a calcular quanto dinheiro é necessário antes de abrir as portas de seu negócio.
Gastos não recorrentes iniciais
Gastos com ativos fixos: * Equipamentos * Móveis e acessórios * Melhorias no imóvel * Veículos * Prédios * Propriedades * Utensílios * Material de escritório
Gastos com questões burocráticas * Finanças, se o imóvel for alugado * Registros, alvarás
Outros gastos * Estoque
Gastos recorrentes iniciais (custos para que o negócio funcione) * Aluguel *