Planejamento financeiro( administração financeira e orçamentaria)
As empresas abrangem atividades de planejamento e controle das disponibilidades financeiras, pois consistem em estimar a evolução dos saldos de caixa, e de fundamental importância para a tomada de decisões na empresa. No entanto, o planejamento financeiro estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados, pois manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa.
O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, em geral, as micro e pequenas empresas, apresentam um quadro crítico, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro. Mas o problema a ser analisado é que nas micro e pequenas empresas, muitas vezes o empresário não sabe como administrar seus recursos financeiros adquiridos. Toda atividade realizada sem qualquer tipo de preparo, é uma atividade aleatória que conduz o indivíduo e as organizações a destinos inesperados, decepcionantes e a situações piores que aquelas anteriormente existentes, por isso a necessidade de se ter um controle e planejamento é muito grande, pois consiste na escolha da alternativa mais adequada em face da realidade presente.
E o orçamento, que é uma ferramenta de gestão que explicita as intenções da empresa em termos financeiros, adotada para o controle de suas finanças, contemplando essas duas das funções básicas, que é o planejamento e o controle.
2 O Processo de Planejamento Financeiro
Segundo Gitman (1997, pag.588) “O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos-chaves do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve a preparação do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente