Resenha dom casmurro
Trabalho De Português
Tema: Livro dom casmurro Aluna: Jackeline Custódio nº : 08
Professora: Ivaneide
Série: 2ª A
Bloco: 01
Data: 01/06/2011
Dom Casmurro
O livro Dom Casmurro de Machado de Assis conta a história de Bentinho, que foi chamado de Dom Casmurro por um rapaz de seu bairro. Bentinho morava na Rua de Mata Cavalos com sua mãe Dona Glória que já era viúva, o agregado José Dias que era um grande amigo da família, Tio Cosme advogado e viúvo e prima Justina.
Bentinho era muito amigo de sua vizinha Capitu, muitos até diziam que os dois eram namorados, mas o destino de Bentinho já estava traçado, sua mãe havia feito uma promessa, em que ele iria para um seminário para se tornar padre.
José dias vendo que a cada dia que passava Capitu e Bentinho estavam mais próximos e mais apaixonados foi conversar com Dona Glória. Ele pediu para ela apressar a ida de Bentinho ao seminário senão sua promessa não seria cumprida porque Bentinho gostava muito de Capitu e os dois podiam começar a namorar se continuassem juntos.
Bentinho e Capitu lutaram muito para Dona Glória esquecer a promessa mais não adiantou. Ele vai para o seminário, mas sempre deseja sair, pois se tornando padre não poderia casar com Capitu.
Todos os fins de semana Bentinho volta para sua casa para visitar sua mãe e também para ver Capitu. Com o passar do tempo ele desconfia que Capitu já o esqueceu, pois ela está sempre feliz enquanto ele sofre por estar longe. Ele fica com ciúmes por ela estar sempre conversando com os meninos que passam na Rua.
No seminário ele conhece Escobar e os dois se tornam grandes amigos. Escobar também deseja sair do seminário, mas não quer deixar Bentinho sozinho. Depois de muito tempo com várias tentativas que deram errado para sair do seminário, Bentinho pede a ajuda de José Dias. Eles planejam ir para o exterior. José Dias consegue convencer Dona Glória e Bentinho saí do seminário.
Quando