Resenha - dom casmurro
LITERATURA
RESENHA
DOM CASMURRO
A obra de Machado de Assis cujo nome é Dom Casmurro fala sobre um homem, Bento, que faz um livro contando sobre a sua vida, especificamente amorosa, onde fala de forma psicológica fazendo uma retrospectiva ao passado desde a infância até cerca de seus 54 anos de idade.
A história de Bento de Albuquerque santiago ou como é mais conhecido como Bentinho, mora na rua de matacavalos no Rio de Janeiro toda a sua infância, seu pai faleceu quando ainda era muito jovem e vive com sua mãe Dona Maria da Glória Fernandes Santiago, seu tio Cosme e sua tia Justina e o agregado José Dias, todos os irmãos eram viúvos, tanto sua mãe, como seu tio, como sua tia.
Bentinho sempre teve uma amizade muito forte com Capitolina, mais conhecida como Capitu e mora com seus pais o senhor pádua e sua mãe Fortunata; Bentinho e Capitu são amigos de infância e quando o livro se inicia eles possuem 15 e 14 anos respectivamente e começa a florescer entre essa amizade muito forte um romance, porém esse romance era impossível aos olhos da família de Bentinho, pois ao nascer sua mãe havia feito uma promessa que se o seu filho nascesse com saúde ele iria servir à Deus, como padre, pois a mãe de Bentinho já havia perdido seu primeiro filho na gravidez.
Todos sabiam da impossibilidade de Bentinho se relacionar com alguma garota e ao ver seu filho se aproximar de Capitu D. Maria se apressa para leva-lo ao seminário. Bentinho e Capitu começam a se apaixonar até que um certo dia enquanto Bentinho observava os olhos de ressaca e oblíquos de Capitu acabam se beijando e logo depois a mãe de Capitu enta no quarto em que estavam, porém Capitu tinha uma grande habilidade de desfarçar o que estava ocorrendo e agiu naturalmente a frente de sua mãe sendo que enquanto isso Bentinho não conseguia nem se mover de tão nervoso diante daquela situação.
Após o primeiro beijo entre os dois o amor entre eles floresceu e