Definindo gerações x y e z
Você sabe o que são as gerações X, Y e Z? Discuta sobre a história das gerações e mostre como ela é apresentada dentro do pensamento sociológico. Objetivos
Entender e analisar o conceito de geração no pensamento sociológico.
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário
Cópias da reportagem "A geração coisa nenhuma" publicada em Veja (Edição 2267, de 2 de abril de 2012) para todos os alunos.
Desenvolvimento
Aula 1
Comece solicitando a divisão da classe em grupos de trabalho e, em seguida, peça que cada grupo leia e discuta atentamente a reportagem publicada pela revista Veja. A fim de orientar melhor os trabalhos, solicite que os alunos grifem no texto as principais ideias da matéria. Depois proponha para a classe uma reflexão sobre as características de sua própria geração, anotando na lousa as principais respostas: Quais eventos definem seu tempo? Quais são suas principais características? Quais filmes marcam sua época? E a trilha sonora? Qual é o principal meio de diversão? No que eles acreditam?
Depois de formado um quadro com dados sobre a sua geração, questione se todos os alunos se enquadram ou não no perfil estabelecido de sua e se o uso desse conceito para explicar comportamentos verificados em um mesmo período histórico é vantajoso ou não.
O que explicar para a turma
O termo “geração” é bastante amplo e, por isso mesmo, muitas confusões ocorrem em torno das suas definições. Existe uma distinção entre o sentido comum ou usual do termo e seu significado sociológico, mostrando que comumente usamos esse termo para nos referirmos aos descendentes ou ascendentes familiares.
No pensamento sociológico, no entanto, o conceito de geração foi utilizado por diferentes autores em diferentes períodos e, por isso, seu significado não é único.
Augusto Comte, considerado um dos fundadores da Sociologia, o utilizou a fim de explicar que as gerações se sucedem no tempo histórico e que essa sucessão contínua é o