OS DESAFIOS GERENCIAIS NO SECULO XXI
OS DESAFIOS GERENCIAIS NO SECULO XXI:
A Atuação Gerencial Frente aos Encontros e Desencontros Geracionais
Cintia Miranda
Elis Regina
Jade Silva
Keila Souza
Natália Dias França
Belo Horizonte
2012
Cintia
Elis Regina
Jade
Keila Souza
Natália Dias França
OS DESAFIOS GERENCIAIS NO SÉCULO XXI:
A Atuação Gerencial Frente aos Encontros e Desencontros Geracionais
Relatório final do projeto interdisciplinar do 2° período do curso de Administração de Empresas da Faculdade Novos Horizontes, Apresentado a coordenação do curso como requisito parcial para aprovação no semestre.
Orientadora: Adelaide Maria da Cruz
Belo Horizonte
2012
Dedicamos este trabalho a Deus que nos deu sabedoria e paciência e as nossas famílias que tanto nos incentivou no desenvolver deste trabalho.
RESUMO
Este estudo aborda a evolução do perfil das gerações Baby Boomers, X, Y e Z, dando ênfase aos conflitos gerados nessa relação dentro das organizações, porém ligados a aspectos culturais, sociais e tecnológicos ocorridos ao longo das décadas. Com base a esse tema, este estudo fornece as características das gerações e suas peculiaridades, retratam a história dessa evolução e os conflitos gerados. Como forma de comprovar a teoria foi realizada uma pesquisa de campo em uma empresa segmentada no ramo do comércio varejista. O levantamento dos dados foi coletado por meio de uma pesquisa qualitativa fornecida por três gerentes e seus funcionários, a fim de avaliar o perfil desses gestores e a eficiência da sua gestão. Os resultados foram estruturados de acordo com as respostas obtidas através dos dados da pesquisa e indicam que o perfil de cada geração se assemelha aos relatados na teoria estudada, a maneira como os gestores lidam com os conflitos existentes remete aos valores adquiridos ao longo de suas experiências, esses resultados demonstram ainda