Etica a nicomaco
O trabalho terá como objetivo mostrar as diferentes teorias sobre valor e buscar uma melhor explicação para elas, iniciando-se com a teoria objetiva que se pode dar ao valor do trabalho passando pela teoria subjetiva e finalizando com a teoria marxista de valor trabalho.
O valor objetivo tem diversas teses defendidas pelos mais conceituados filósofos da historia, Adam Smith conceitua que o valor econômico é determinado pelo seu custo de produção, compreendendo dentro desse custo a remuneração da terra, do trabalho e do capital. Já David Ricardo faz uma evolução na tese de Smith e coloca com fatores preponderantes para se atribuir valor a alguma coisa apenas o trabalho e o capital.
Na teoria subjetiva de valor leva-se em conta algumas teses como a que o homem valoriza as coisas de acordo com seu sentimento de agrado ou desagrado, já outra tese defendida trata de valor como as coisas que se deseja e não necessariamente o que agrada , sendo essas teses explanadas no seguinte trabalho.
Por fim será explicado a tese marxista de valor trabalho, que diz que o valor é gerado pelo trabalho, desta forma os trabalhadores eram os que geravam toda a riqueza existente, no entanto, eram os patrões que acabavam ficando com toda a essa riqueza, desta forma, estes estavam aproveitando da classe trabalhadora através de um processo denominado por Marx de Mais Valia
Teoria objetiva
Desde o principio da humanidade a economia esteve lado a lado com o ser humano e para que haja economia as coisas tem de possuir um determinado valor ,valor este que hoje é preponderante na sociedade, no entanto, não era assim no início da civilização humana.
Antigamente poderia se analisar economia apenas fazendo um dualismo entre bens e serviços, mas esse tipo de analise perdeu força com o passar dos anos e já na idade média precisava atribuir valor a todas as coisas, valor este que pode ser objetivo ou subjetivo.
Entende-se por valor objetivo o preço que é atribuído aos