Ética a Nicomaco
Curso: Teologia
Disciplina: Ética
Professor:
Acadêmico: Data: 15/10/2013
ÉTICA A NICÔMACO
Nascido em 384 a.C, na cidade de Estagira, Macedônia, Aristóteles grande filósofo grego, foi aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande. Seu pai era médico do rei da Macedônia,e deu estrutura para construir e solidificar seus estudos. Seu pai se chamava Nicômaco, nome que ele depois deu a seu filho. Aos 17 anos de idade, Aristóteles ingressou na Academia de Platão, despertou a atenção de seu mestre com suas ideias a ponto de substituí-lo. Com 49 anos de idade ele volta para Atenas e funda o Liceu, também conhecido como escola Peripatética. Suas aulas eram administradas durante um passeio realizado pelo mestre e seus discípulos.
Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e o drama, a música, a lógica, a retórica, a ética, a biologia e a zoologia. É visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Há mais de 2000 anos sua influência sobre o pensamento europeu tem sido profunda.
Faleceu em Atenas, em 322 a.C. É considerado o maior metafísico e lógico de todos os tempos. Suas principais obras foram a Metafísica, Ética a Nicômaco, Política e o Tratado da alma.
O texto estudado é sobre a ética Aristotélica. A obra de Aristóteles é sistemática, e a ética tem como objetivo o Bem Supremo o fim último de todas as coisas, identificado com a felicidade, é esta motivação que o ser humano busca para a sua realização. Mas para isso é necessário que o homem seja virtuoso, e essa virtude demanda prudência e moderação. O trabalho apresentado é iniciado com o tema do bem. Sabe-se que todas as coisas visam um bem. O bem maior é o objeto da ciência da política, já que esta prevalece sobre as outras ciências. São citados vários pontos de vista diferentes em relação o que é a felicidade. O ponto de vista levado em consideração para Aristóteles é a idéia do bem, relacionado à