Ética a nicomaco
Coronel Fabriciano
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 RELAÇÃO DO LIVRO COM O CONTEXTO ATUAL 6
4 CONCLUSÃO 7
5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 8 1 INTRODUÇÃO
Ética a Nicômaco é a principal obra de Aristóteles sobre a ética. Nela o filósofo designa as concepções morais do homem e seu reflexo na conduta humana em busca de seus objetivos. A obra é composta de dez livros, nos quais Aristóteles assume um papel pedagógico de um pai preocupado com a educação de seu filho (Nicômaco) e, acima de tudo, com a sua felicidade. O tema central da filosofia ética de Aristóteles é a felicidade, pois para ele, a finalidade última do ser humano é a felicidade, ou seja, todos nós queremos ser felizes, não importando os meios.
Ao longo dos dez livros, Aristóteles escreve sobre conceitos que estão relacionados com a felicidade, tais como amizade, amor, liberdade, justiça, bondade, virtude, entre outros, valorizando muito a amizade. Para ele, a amizade é um caminho para a felicidade e precisa de reciprocidade, ou seja, o sentimento deve existir das duas partes e, além disso, não é uma coisa que acontece da noite para o dia, mas é fruto de uma vida inteira. Por isso, da mesma forma que não se constrói uma amizade da noite para o dia, a felicidade também é impossível ser conquistada, ou seja, ambas são obras de uma vida inteira.
2 DESENVOLVIMENTO
Os livros VIII e IX são os mais conhecidos de Aristóteles, pois descrevem o que é a amizade. Segundo Aristóteles amizade é uma virtude fundamental, necessária para a vida. É por meio dela que o homem pode se salvar e buscar a felicidade. Homens bons são amigos.
Aristóteles ao tratar dos tipos de amizade, argumenta que a verdadeira amizade poupa erros, impelem belas ações e constitui a força de amigos.
Os tipos de Amizades
Segundo Aristóteles a