Definicao de marketing
A sua origem deve-se a necessidade dos industriais de administrar a nova realidade, vinda da Revolução Industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores,porém inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente.
Em 1954, pelas mãos de Peter Drucker ao lançar seu livro “A Prática da Administração”, o marketing é colocado como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores. Atualmente, pode-se ver a mesma empresa praticando diferentes filosofias de marketing ao redor do mundo e ver empresas usando filosofias diferentes do marketing em um mesmo mercado. Alem da construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam.
È uma ferramenta essencial dentro de uma empresa(de pequeno ou grande porte) que visa uma boa aparência exposição de seus produtos ou serviços.
As organizações trabalham sistematicamente para construir uma imagem sólida e positiva na mente de seu publico interessado e investem em propagandas de identidade corporativa (estratégia de Marketing). Tais estratégias podem ser assimiladas nesta ordem :
1. Orientação para Produção: A grande questão, para as empresas, era produzir e não vender. O papel do marketing é, essencialmente, entregar produtos em locais onde possam ser comprados.
2. Orientação para Produto: Considera que os consumidores preferem os produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Portanto as organizações deveriam esforçar-se