Definição de Marketing
Segundo William Pride (2001, p.15)
Marketing é o processo de criar, distribuir, promover e apreçar bens, serviços e idéias para facilitar relações de troca satisfatória com clientes em um ambiente dinâmico. Como compradores dos produtos que as organizações desenvolvem, promovem, distribuem e apreçam, os clientes são o foco de todas as atividades de marketing. A essência do marketing é desenvolver trocas satisfatórias nas quais consumidores e empresas se beneficiem. As organizações geralmente concentram seus esforços de marketing em um grupo específico de clientes, ou mercado-alvo.
O marketing desenvolve e gerencia ações que posicionam um produto ou serviço, colocando-os à disposição do consumidor no lugar certo e a um preço determinado de acordo com o seu público alvo.
Então desenvolve e divulga uma mensagem, nos principais canais de comunicação, que forme na mente do consumidor a imagem de que aquele produto ou serviço é o melhor em seu segmento e que atenderá a todas as expectativas do consumidor.
Todos os departamentos devem estar envolvidos para um melhor aproveitamento e desenvolvimento de Marketing. Segundo Pride:
O conceito de marketing não é uma segunda definição de marketing. É uma filosofia gerencial que guia as atividades em geral da organização. Essa filosofia afeta todas as atividades organizacionais, e não apenas o marketing. Os departamentos de produção, finanças, contabilidade, recursos humanos e marketing devem trabalhar juntos.
Diversos autores definem o marketing como um conjunto de ações e estratégias. Kotler (2000, p. 174) vai além, definindo o Marketing como uma mistura de ciência e arte, na busca de novos clientes em um relacionamento em que tanto a empresa como o cliente saiam ganhando.
O marketing é definido como a ciência e a arte de encontrar e manter clientes e desenvolver