A arte na enfermagem - homem vitruviano
A ARTE NA ENFERMAGEM -------------------------------------------------------------------- 02
A HISTÓRIA DA ARTE ---------------------------------------------------------------------------- 02
O HOMEM VITRUVIANO ------------------------------------------------------------------------ 03
SITUANDO A ENFERMAGEM NA HISTÓRIA DA ARTE ------------------------------- 04
REFERÊNCIA -------------------------------------------------------------------------------------- 06
A Arte na Enfermagem
Os procedimentos técnicos de enfermagem, através dos quais essa assistência é realizada, sistematizaram-se a partir do século XX nos Estados Unidos, estruturando o seu saber através deles que já àquela época, eram considerados como arte.
Deste modo, a enfermagem incorpora além da reflexão e observação, que são atitudes inerentes à filosofia, a arte que, por definição é o ato de utilizar um "conjunto de preceitos para a perfeita execução de qualquer coisa", "execução prática de uma ideia", ou ainda, "perícia em usar os meios para atingir um resultado".
Com relação ao acima exposto, entendemos que a enfermagem trata-se de uma arte curativa, auxiliando o indivíduo doente ou necessitado de cuidado de saúde.
Para falarmos em arte na enfermagem, devemos citar Florence Nightingale que observou que há arte expressa nas ações de enfermagem, considerando todos seus aspectos estéticos, intuitivos e criativos. Com isso, a enfermagem deixou de ser uma rotina mecânica, isenta de qualquer valor humano ou um simples método científico.
Sendo assim, podemos inferir que a implementação do cuidado de enfermagem, através de suas técnicas, vem revestido da essência de quem o promove, diferenciando-o individualmente, mormente se considerarmos este processo como uma relação interpessoal com o objetivo de recuperar ou reabilitar um ser humano.
O ato de cuidar, assume uma dimensão técnica, organizada e sistematizada, porém permeada de subjetividade deixando de ser somente uma ação