Definição de Marketing
O marketing tem por finalidade, satisfazer as necessidades do cliente através de um produto ou serviço. O cliente é o objeto e o ponto focal da administração do marketing. Ou seja, o conceito de marketing é identificar as necessidades do cliente e a partir daí, buscar satisfazê-las de modo que o lucro seja uma decorrência dessa atitude.
Podemos encontrar ao longo da história as raízes do marketing, é um novo campo de estudo, se comparado com os demais. Surgiu das necessidades industriais de administrar a nova realidade e que surgiu após a revolução industrial, que transformou um mercado de vendedores para um de compradores.
Como no começo os compradores não tinham o poder da barganha e a concorrência era praticamente nula, o marketing era inseparável da economia, e da administração clássica, já que no início sua preocupação era pra logística e maximização dos lucros.
Esta realidade esteve intacta, até o fim da segunda guerra mundial, quando houve um aumento da concorrência, e os mercadólogos começaram a estudar como atrair e lidar com seus consumidores. Surgiu então a cultura de vender tudo a qualquer preço. Um homem com o nome de P.T Barnum, autor de “The Science of Getting Rich” e “The Art of Money Getting” foi um ícone na época, com seus truques de venda. Ele fazia da venda um espetáculo de charlatanice, e até hoje em dia os profissionais são vistos com uma certa desconfiança devido a esse “espetáculo”.
No entanto, teve outros autores na época como W.D Scott, autor de The Psychology of Advertising, e H.L Hollingworth que escreveu Advertising and Selling. Na época as técnicas, eram mais baseadas na intuição do que na prática, eram ingênuas e/ou maliciosas misturadas com ferramentas eficientes.
Nos anos 40, Robert Bartels, defendeu sua tese de doutorado sobre a teoria do Marketing, mas até então era raro os princípios do marketing, apenas algumas exceções como o trabalho de Walter Scott (Aplicação da psicologia na propaganda) e o de