solo cal
Solo-cal
1. Concepção
Quando um solo não tem as características geotécnicas exigidas para suportar a obra projetada, principalmente quanto à sua resistência, torna-se necessário corrigi-lo ou substituí-lo por outro, com a adição ou subtração de componentes, ou com a ação de agentes quí-micos (orgânicos ou inorgânicos). A escolha da técnica deve ser baseada na economia e ainda na finalidade da obra.
2. Livros básicos e normas NBR 7175 - Estabilização de solos com cal; Estabilização de solos com cal, princípios básicos - Associação Brasileira dos Produtores de Cal, engenheiro José Epitácio Guimarães, 1992.
3. Solo-cal
A estabilização ou melhoria dos solos instáveis com adições de cal é uma das mais antigas técnicas empregadas pelo homem. Há exemplos encontrados ao sul da Itália, na Via Apia, entre a Posta Capena-Capua-Brindisi, construída no ano 312 a.C., e num trecho da muralha da China, datado de 228 a.C. A técnica foi reavivada nos anos 20 deste sé-culo e hoje sua expressão pode ser medida pelo consumo de cal, em 1993, nos Estados Unidos (1,2 x 106 t/ano) e no Japão (0,5 x 106 t/ano).
4. Fundamentos da estabilização ou melhoria de solos com cal
O sistema se baseia na inter-relação de elementos presentes no solo, dos componentes do meio ambiente e da cal adicionada. O solo influi com seus constituintes princi-pais - argilas e quartzo; já o meio ambiente exerce influência com os fatores temperatura, água e ar (anidridocarbônico); e a cal (hidratada ou virgem) com a ex-pressão de seus teores de óxidos de cálcio e de magnésio.
5. Fatores da estabilização ou da melhoria dos solos com a cal
Alguns dos mecanismos das reações envolvidas na estabilização ou na melhoria dos solos com a cal ainda não são bem conhecidos, mas sabe-se que no processo predominam os efeitos físicos e físico-químicos da interação da cal com o solo. A cal - como produto resultante da calcinação em altas temperaturas de rochas carbonatadas existentes na