APROVEITAMENTO DE RESIDUOS E DEMOLI O
A ideia de aproveitar os resíduos de uma construção e demolição na confecção do
Solo- cimento surgiu em razão de ser constatar que se busca com a incorporação desses,
Resíduos, pois são matérias cujas características granulométricas após a britagem assemelham-se as de uma areia grossa nos trabalhos realizados na UNESP em SP.
Constatou-se que se o cimento propiciou melhor substancias nas propriedades
De resistência absorção obtendo-se resultados superiores aos estipulados
Tijolos de solo-cimento com resíduo
Matérias-primas : solo e cal
Na composição do solo-cal ,assim como na do solo-cimento ,o solo e o material que entra em maior quantidade. Portanto o conhecimento de suas características mineralógicas e granulométricas , assim como sua acidez, e de extrema importância para a composição da mistura , uma vez Que essas propriedades exercem forte influencia nos mecanismo de estabilização química do solo-cal.
O Solo e um sistema complexo , em que as suas partículas podem ser dotadas de cargas envoltas por componentes diversos. O entorno das partículas e conhecido como a ’’solução do solo” . As atividades desse sistema ‘’ solo’’ influem no comportamento macroscópico do solo e dependem do tipo de mineralogia predominante e também do tipo de íons presentes na solução do solo . Esses conceitos são muito importantes para a compreensão dos princípios de estabilização química dos solos Muito importante também e a atividade físico-química dos solos . As estruturas dos minerais podem propiciar o surgimento de cargas elétricas em suas superfícies , em decorrência de substituições isomórficas .
Mecanismos da Estabilização Química dos Solos com a Cal
O processo de estabilização química dos solos com a cal pode ocorrer segundo ,mecanismo modificadores de sua estruturas , que acontecem a curto prazo e também a longo prazo . As modificações de curto prazo