Solo cal
O Solo natural é um material complexo e variável, porém devido à sua abundância e baixo custo oferece grande oportunidade de emprego na engenharia. Entretanto quando um solo não atende as características exigidas para suportar a obra projetada, considerando à sua resistência, torna-se então necessário desenvolver um projeto de forma que supra essa limitação que o solo impõe, substituindo por um material de melhor qualidade, ou então alterar as propriedades do solo existente utilizando a adição ou subtração de componentes e pode ser também com a ação de agentes químicos (orgânicos ou inorgânicos). A escolha da técnica deve ser baseada na economia e ainda na finalidade da obra.
Esta melhoria dos solos conhecido como “estabilização dos solos” é uma técnica mais antiga empregada pelo homem, foi empregada há mais de 3.000 anos, os solos melhorados já eram usados na construção de templos na Babilônia.
A propriedade do solo pode ser modificada por método mecânico, físico ou químico, para a escolha de um desses três tipos de alterações depende da propriedade do solo natural, da propriedade desejada para que o solo fique estabilizado e dos efeitos no solo após a estabilização.
Métodos mecânicos
São aqueles que não se adicionam nenhum material estranho ao solo, utiliza-se esse método reduzindo o volume de vazios ou preenchimento do mesmo, na compactação do solo, na drenagem mantendo constante o conteúdo de água e na mistura de tipos de solos diferentes.
Métodos físicos
São aquele que trabalham com a mudança de temperatura (decréscimo de temperatura e solidificação de betume quente misturado com o solo), a hidratação (cimentação e endurecimento devido à hidratação de cimento portland), a evaporação (secagem de solos reforçados com betume emulsionado), e a adsorção.
Os métodos químicos
Envolvem com a troca iônica (processos complexos de mudança da adsorção nas partículas de solo – troca de bases),com a precipitação (misturas de duas