Dva demonstração do valor adicionado
Demonstração do Valor Adicionado
Nomes: Érika Oliveira Lara RA: 015.00000.620 Ciências Contábeis 5º período – noite
Professora Elizabeth Luciana
Belo Horizonte – Minas Gerais – 2º Semestre de 2012
Introdução
Este trabalho tem o propósito de explicar o que é e como se faz uma Demonstração do Valor Adicionado - DVA, relatando seus objetivos como fonte de informação para os interessados.
Salientamos o quanto a DVA é importante, pois, informa não somente a base de faturamento, mas também como surgiu o valor.
Levando em consideração o trabalho em questão, representamos um estudo sobre a DVA e a sua implementação. Utilizamos a característica de pesquisa, onde levantamos informações do assunto proposto, desenvolvemos práticas e cálculos com base nos demonstrativos da empresa, para tal, atribuímos procedimentos técnicos de referencias bibliográficas.
| | | |
Conceito da Demonstração do Valor Adicionado – DVA
É definido por vários autores como, por exemplo, ludícibus et al (2000b, p. 31), " a DVA objetiva evidenciar a contribuição social da empresa para o desenvolvimento econômico-social da região onde está instalada".
A partir da Resolução CFC n. 1.010/05, o Conselho Federal de Contabilidade diz que, "DVA é a demonstração contábil destinada a evidenciar, de forma concisa os dados e as informações do valor da riqueza gerada pela entidade em determinado período e sua distribuição".
Com essa visão contábil, os autores querem dizer que o valor adicionado corresponde ao valor das vendas; Já com uma visão econômica, o critério utilizado é de acordo coma produção, assim tornando incompatíveis os resultados das duas formas de análise.
Saliento que este trabalho é de acordo com os autores, voltado para área contábil.
Em cumprimento à Lei das Sociedades Anônimas, a DVA está integrada por sua importância junto às outras demonstrações, já anteriormente obrigatórias como o Balanço