DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO DVA
ÁREA DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
DVA
São paulo
2013
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ÁREA DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
DVA
São paulo
2013
INTRODUÇÃO
Na pesquisa a qual será apresentada será destacado qual à importância da Demonstração do Valor Adicionado – DVA em uma instituição, qual sua real função em identificar e divulgar o valor da riqueza gerada por uma entidade e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração.
1.1 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO – DVA
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição. Obviamente, por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contábil da Competência. A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa.
A utilização do DVA como ferramenta gerencial pode ser resumida da seguinte forma:
1) como índice de avaliação do desempenho na geração da riqueza, ao medir a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção, comparando o valor das saídas com o valor das entradas, e
2) como índice de avaliação do desempenho social à medida que demonstra, na distribuição da riqueza gerada, a participação dos empregados, do Governo, dos Agentes Financiadores e dos Acionistas.
O valor adicionado demonstra, ainda, a efetiva