TRABALHO DE DVA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDILENE FIUZA
MARIA DE LURDES
SILVIA LEANI DIAS DO NASCIMENTO
VAL SENNA
Salvador
2014
Sumário
Introdução 3
Conceituação 3
Histórico 4
Perspectiva econômica 4
Objetivo 5
Importância 5
Perspectiva contábil 5
Estrutura da demonstração do Valor Adicionado 6
Introdução
É crescente a tendência para o uso de métodos quantitativos que facilitem a explicitação e o encaminhamento de problemas empresariais. Diferente não poderia ser com relação às demonstrações contábeis. Assim, surgem demonstrativos que atendem às novas necessidades de analistas e usuários, principalmente quando há consciência por parte de outros grupos, que não os acionistas, os administradores ou o governo, sobre a importância da comunicação contábil.
Os relatórios de responsabilidade social estão adquirindo cada vez mais importância, já que investir no desenvolvimento das entidades – entendidas como conjunto de recursos materiais e humanos objetivando seu crescimento equilibrado e constante-significa investir, direta ou indiretamente, no desenvolvimento social.
As abordagens das empresas quanto aos relatórios sociais são tão diversificadas quanto seus conceitos de responsabilidade social. Importa, pois, chegar a um consenso quanto ao tipo de informação a fornecer, ao formato do relatório, bem como à confiabilidade do processo de avaliação e auditoria.
Nesse contexto, além das tradicionais demonstrações, a contabilidade apresenta mais um instrumento de informações para melhor atender às necessidades de seus usuários, especialmente as de natureza social.
A Demonstração do Valor Adicionado vem empenhando instituições, pesquisadores e profissionais em estudá-la, elaborá-la e divulgá-la ao público em geral. Muitas empresas têm-se interessado na publicação de suas informações sociais, demonstrando, assim, sua contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas com quem se relacionam, bem como com o meio ambiente.
A DVA