Trabalho sobre dva
Introdução
O mundo vem passando por transformações tanto políticas, econômicas quanto sociais, e as empresas são afetadas diretamente com isso, pois a competitividade está acirrando-se cada vez mais e é preciso acompanhar essa evolução mudando antigos padrões, formando um novo ambiente empresarial onde não prevaleçam apenas os interesses dos acionistas, mas de todos os seus colaboradores, funcionários, fornecedores, clientes e toda a sociedade.
Essas constantes mudanças exigem das empresas uma busca cotidiana de novas estratégias para que possam se manter no mercado. Por tal razão, muitas delas têm-se direcionado para a sua responsabilidade social diante da sociedade, fazendo uso disto como um diferencial para tentar vencer a concorrência. Uma das ferramentas utilizadas para a evidenciação desta responsabilidade social, por parte das empresas, vem sendo o Balanço Social. Este instrumento atualmente é considerado o mais adequado para as empresas demonstrarem publicamente o seu compromisso como empresas-cidadãs.
Outra ferramenta que vem auxiliar o Balanço Social é a DVA, ou seja, a Demonstração do Valor Adicionado, um demonstrativo que busca evidenciar a geração de riquezas da empresa e como essa riqueza será distribuída entre seus empregados, financiadores, acionistas e governo. Apresenta-se como uma forma de a empresa prestar contas à sociedade, pois enquanto o DRE busca apenas demonstrar o lucro da empresa a seus proprietários, a DVA vai mais além, demonstra as fontes de geração de suas riquezas e quem está sendo beneficiado com as mesmas. Essa ferramenta não está apenas direcionada aos proprietários da empresa, mas à sociedade em geral, pois evidencia a real contribuição da entidade aos diversos fatores econômicos da sociedade.
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO – DVA
Conceito e Objetivo:
A Demonstração do Valor