TRABALHO DVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANGEL MIRI
CAMILA GRACZINSKI DOS SANTOS
LILIANE TRENTYO
MARISTELA FERREIRA
ROGÉRIO VIECH
DVA
PASSO FUNDO
2015
Sumário
História 3
Definição 3
Valor Adicionado 3
Quais Empresas Podem Elaborar 4
Leis Vigentes 4
Interesse na DVA 5
Balanço Social Conceito Base 6
Importância 6
DVA 6
Função 7
Pontos Relevantes do CPC 09 7
Agentes Econômicos que participam da geração da Riqueza de uma Empresa 7
Modelo de DVA 8
Referência 10
História
Esse demonstrativo surgiu na Europa, por influencia da GrãBretanha, da França e da Alemanha e tem sido cada vez difundido e adotado por outros países, principalmente por recomendações expressas da Organização das Nações Unidas. (ONU).
Definição
A DVA é um relatório contábil que evidencia o quanto de riqueza uma empresa produziu, isto é, o quanto ela adicionou de valor aos seus fatores de produção, e o quanto e de que forma essa riqueza foi distribuída (entre empregados, governo, acionistas, financiadores de capital) bem como a parcela da riqueza não distribuída.
A DVA tem o objetivo de demonstrar a capacidade de geração de riqueza da empresa e de que forma a mesma distribuiu esta riqueza. Esta geração de riqueza é a contribuição da empresa para a formação do Produto Interno Bruto (PIB), setorial, local, regional, estadual e nacional. Ainda a contribuição para a sociedade em geral pelo pagamento de tributos e a remuneração do trabalho. E, finalmente a parte da riqueza gerada e não distribuída, ou seja incorporada e capitalizada.
Valor Adicionado
O valor adicionado que é demonstrado na DVA, corresponde a diferença entre o valor da receita de vendas e os custos dos recursos adquiridos de terceiros.
Simplificadamente, a riqueza, ou seja, o valor adicionado é a diferença entre o valor das vendas (RB/ROB) e o valor dos insumos adquiridos de terceiros (CMV/CPV). Diante destas informações percebe-se