CONCRETO ARMADO PRONTO
O concreto é composto por cimento e agregados. “Como o cimento é um material caro, o principal objetivo da utilização do agregado de maiores dimensões é reduzir os custos sem que a qualidade do material seja prejudicada.” (CARVALHO, 2007, p. 17). O concreto e o aço trabalhando juntos fazem com que a viga além de mais resistente fazendo assim com tranquilidade do movimento de tração. ”[...] concreto e armadura funcionando em conjunto por causa da aderência e da possibilidade de ocorrência de regiões fissuradas de concreto.” (CARVALHO, 2007, p. 18).
A principal característica do concreto é a mistura adequada do mesmo, podendo ser de cimento com agregado fina, agregado graúdo e agua.
“Em algumas situações são incorporados produtos químicos ou outros componentes, como microsílica, polímeros etc. As adições tem a finalidade de melhorar algumas propriedades, tais como: aumentar a trabalhabilidade e a resistência e retardar a velocidade das reações químicas que ocorrem no concreto.” (CARVALHO, 2007, p.25)
O concreto após ser armado e endurecido ele tem que passar por uma compressão, para testar sua resistência, para que essa resistência seja boa, tem que se observar muito bem na hora de concretar, para que não fique nenhum espeço sem concreto e por fim deve ser respeitado o tempo de cura do concreto para que seja desenformado em seguida.
As estruturas de concretos podem ser pré-moldadas ou moldadas no local. “Caso a opção seja por uma estrutura pré-moldada, que praticamente elimina a necessidade de escoramento, pois os elementos são apenas montados no local definitivo.” (CARVALHO, 2007, p.24).
Uma etapa muito importante na montagem da estrutura é o adensamento e a cura.
“[...] e que interfere sensivelmente em suas características finais, é o adensamento a que ele é submetido, de modo a ocupar todos os espaços da forma, sem deixar