concreto
PROFESSORA: TAIRINI FRIGO
CONCRETO
Criciúma, 17 de agosto de 2011
INTRODUÇÃO
Foco meu trabalho nas características do concreto, sua composição, as operações básicas de sua produção, outros tipos de concreto, seus problemas, entre outros. Com o objetivo de adquirir conhecimento na área técnica da construção civil, onde o concreto, hoje é indispensável.
DESENVOLVIMENTO O concreto é um material utilizado na área da construção civil composto por uma mistura de pedras britadas, areias, cimento e água, além dos aditivos. Sua durabilidade e resistência dependem da proporção entre os materiais que a constituem. A mistura entre esses materiais é chamada de dosagem. De acordo com a sua finalidade, para termos um bom concreto, devem ser efetuadas com perfeição os métodos básicos de produção do material, que influem nas propriedades do concreto endurecido. A propriedade marcante do concreto é sua elevada resistência aos esforços de compressão aliada a uma baixa resistência á tração.
Composição
O concreto é constituído por pedras e areia limpas (sem barro ou argila), sem materiais orgânicos (raízes, folhas, gravetos, etc.) e sem grãos que esfarelam quando apertados entre os dedos. O cimento deve ser de boa qualidade e a água limpa. É muito importante que esteja correta a quantidade de água da mistura, pois tanto o excesso, quanto a falta são prejudiciais ao concreto. Para não alterar o abatimento do concreto, as britas quando expostas ao sol forte devem ser umedecidas.
Operações básicas de produção do concreto Dosagem: Estudo, indicação das proporções e quantificação dos materiais componentes na mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características estabelecidas