América Latina
Territorialidade e geoprocessamento aplicados ao Serviço Social
Agatha Cristhie S. Ferreira RA 1218774-6
São Paulo, Outubro,2013
Relatório de pesquisa sobre a Rede SUAS.
A rede SUAS – Sistema Único de Assistência Social, (sendo uma iniciativa por iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome) serve como instrumento para acesso e implementação da Politica Nacional de Assistência Social (PNAS); composta por ferramentas que registram e divulgam dados coletados, podendo assim dar suporte a operação, financiamento e controle social.
Navegando pelo site sugerido pelo professor, pude perceber tamanha importância da Rede, e entender melhor sua função; como a identificação do idoso como sujeito de direitos (possibilitando assim um amplo atendimento social a este) através da Carteira do Idoso, garantindo gratuidade ou descontos em diversas atividades. Como também o Cad Suas, onde são inseridas neste informações cadastrais referente a trabalhadores do SUAS, órgãos Governamentais e rede sócio assistencial, entre outros.
Informações disponíveis, que possibilitam uma ação efetiva ao assistente social, que tem por escolha um método de trabalho baseado na teoria marxista, do sujeito (usuário) como a afirmação de Marx “É preciso estudar o passado, para entender o presente e projetar o futuro”, visto que na Rede SUAS, há a possibilidade da investigação especifica e particular de cada região com o Geo SUAS, possibilitando a ação em áreas de vulnerabilidade; considerando a possível implantação de politicas publicas. Sendo assim o responsável pelo armazenamento das informações coletadas para estudo, e aplicações de recursos.
Através das aulas, do site sugerido, e analise da Rede SUAS, pude perceber ainda mais a importância de investigar, (agora também a região), para uma possível ação efetiva do assistente social, considerando as particularidades de cada individuo inserido em seu meio