Definição de marketing
Marketing pode ser definido de várias formas. Para Theodore Levitt marketing é “o processo de atrair e manter o cliente”, para Philip Kotler é “O Processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores”. Ambas as teorias acima são aceitas como definição de MARKETING.
Buscar saber o que o consumidor anseia é uma tarefa árdua e cansativa, porém necessária. Se Marketing é o processo de ATRAIR e MANTER o cliente, deve-se trabalhar para que isso ocorra sem problemas e de forma natural para ambas as partes.
Um exemplo de “manter o cliente naturalmente” pode ser visto na empresa COCA-COLA.
É um hábito mundial tomar coca-cola, no começo o que atraiu clientes foi a Qualidade do produto, mas depois de certo tempo o que começa a valer é o Habito. E isso é o que a empresa deve buscar, transformar a venda de seu produto em algo habitual para as pessoas.
Porém se engana quem acha que manter um produto no mercado é simples, muito pelo contrário, é algo dificílimo que exige da empresa muitos requisitos, e para resolver grande parte desses requisitos o Marketing surgiu como uma solução plausível, e eficaz.
Após transformar o processo e venda do produto em algo natural, o marketing busca ainda saber o que o Consumidor “Acha que quer”, neste ponto a empresa começa a não apenas vender um produto, mas sim vender STATUS. Quando se entende o que o consumidor quer antes dele, e torna isso algo natural, ou seja, a pessoa tem que adquirir aquilo para ser tachada como “Aceitável” se descobre a grande sacada do marketing.
Muitas pessoas confundem Marketing com Vendas, talvez pelos dois setores estarem ligados, mas Vendas é o que vem depois do marketing. O marketing prepara o cliente para à compra, após isso vendas entra em uma ação individual com cada cliente. Marketing é o que é feito para despertar os desejos nos clientes, já vendas enxerga todas as