Deficiente fisico
Nas provas individuais, de acordo com o regulamento da FIG, a ginasta se apresenta em 4 aparelhos distintos:CORDA, ARCO, BOLA, MAÇAS E FITA e cada exercício(série) tem a duração de 1min e 15 seg a 1min e 30seg.
Já nas provas de conjunto a equipe se apresenta com duas coreografias: Uma com 5 aparelhos iguais e a outra com 2 aparelhos diferentes. Sua duração é de 2min e 15seg a 2min e 30seg.
As coreografias são acompanhadas por músicas instrumentais podendo ser usada a voz como instrumento e não com palavras cantadas.
Normas dos aparelhos:
CORDA: Comprimento de acordo com a estatura da ginasta. Feita de Cânhamo ou material similar.
ARCO: diâmetro de 80 a 90 cm e peso mínimo de 300g
BOLA: diâmetro de 18 a 20 cm e peso mínimo de 400g
MAÇAS: de 40 a 50cm de comprimento e peso mínimo de 150g cada
Estilete – de 50 a 60cm de comprimento, empunhadura de no máximo 10cm e 1cm de diâmetro e fixação de no máximo 7cm. Fita – 7m sendo 1 metro dobrado, material: seda,cetim ou similar, com largura de 4 a 6 cm e peso mínimo de 35g (Para o juvenil: 6m sendo 1 metro dobrado, cm e peso mínimo de 30g)
Ginástica Rítmica - História
Por Ingeborg Ingrid Crause A Ginástica Rítmica Desportiva tem suas raízes na Ginástica Moderna, que nasceu na Europa Central no início do século XX, simultaneamente com a evolução do movimento artístico, porém, com a sua origem e o seu ponto de partida na eclosão de idéias do século XIX, através do resultado de observações científicas do ensino do movimento, da terapia respiratória e relaxamento, da educação musical e da dança, como também, as influências da psicologia, pedagogia, sociologia, biologia e anatomia.
Para que se possa compreender a grande evolução e tendência rítmica, plástica e expressiva da Ginástica Moderna como resultado de um