Analise básica de exames
TGO e TGP acima de 150 U/L sugerem fortemente doença do fígado. Apenas pelas transaminases elevadas não é possível saber a causa da lesão do fígado, sendo necessária uma maior investigação.
TGO e TGP maiores que 1000 U/L são causadas habitualmente por hepatites virais, hepatites por drogas (mais comum é intoxicação por paracetamol) ou hepatite isquêmica.
Duas análises são de extrema importância para o diagnóstico:
- Dosagem da creatinina e da ureia no sangue. uréia = resultado foi 45 mg/dl creatinina = resultado foi 1,5 mg/dl
A partir dessas 2 análises, conseguimos identificar aqueles com insuficiência renal em fases iniciais e, portanto, assintomáticos. Sem esses exames é impossível saber como anda a sua função renal.
Um dos sinais típicos do edema nas pernas é o cacifo ou sinal de Godet, que é a presença de um pequeno afundamento na pele à digitopressão . É um sinal de excesso de líquido no tecido subcutâneo.
Em algumas doenças, principalmente de origem renal, ocorre um acumulo de sódio (sal) no corpo. Esse excesso de sal aumenta a quantidade de água corporal, que por consequência aumenta não só a pressão arterial, mas também a pressão venosa, favorecendo o aparecimento de inchaços
A síndrome nefrótica se caracteriza por uma urina muito espumosa, associado a inchaços (edemas) generalizados, baixos níveis de albumina no sangue e colesterol elevado. Os edemas ocorrem principalmente em pernas, face e abdomen, chamado de ascite
Diminuição da pressão oncótica
• Cirrose e doenças hepáticas
Uma das funções básicas dos rins é excretar na urina as substâncias em excesso, tóxicas ou que não tenham função. Obviamente, as proteínas não se enquadram nesta definição não devendo, portanto, ser excretadas na urina.
Na verdade, pequenas quantidades podem sair, algo em torno de 150mg por dia, que é considerado o valor limite